17 de fevereiro de 2009

Ganho cerca de cinco mil euros por mês e, por isso, pago 42% de IRS


Ganho cerca de cinco mil euros por mês e, por isso, pago 42% de IRS"


José Sócrates ilustrou com o seu caso pessoal a situação de os contribuintes com rendimentos mais elevados poderem favorecer a classe média.

No final do debate quinzenal da Assembleia da República, o primeiro-ministro foi confrontado pelos jornalistas sobre este tema, sendo questionado se, na realidade, se considera um homem rico e, como tal, eventualmente, alvo de penalização a prazo em termos de deduções fiscais.

"Não me considero um homem rico”, respondeu, acrescentando que “ eu não falei em ricos" na questão das deduções fiscais.

Segundo o chefe do executivo, neste ponto, tem dito que os cidadãos com "rendimentos mais elevados são hoje os que têm deduções fiscais na saúde e na educação que devem ser reduzidas, por forma a que as classes médias possam ter maiores deduções e pagar menos impostos".

Dando o seu caso como exemplo, referiu que "ganho cerca de cinco mil euros por mês e, por isso, pago 42% de IRS. Acho que, no meu caso, as deduções fiscais em termos de saúde e de educação devem ser menores do que aquelas que tenho actualmente".

Medida sem aplicação imediata

Questionado pela deputada Heloísa Apolónia (PEV) se tencionava aplicar já a medida que leva ao congresso do PS, no final de Fevereiro, no sentido de diminuir as deduções dos escalões com maiores rendimentos, aumentando, em contrapartida, as deduções fiscais da classe média.

O primeiro-ministro colocou de parte essa possibilidade, alegando que a moção que leva ao congresso ainda terá de ser discutida e aprovada pelos militantes do seu partido.

Bagão Félix contra

O ex-ministro das Finanças criticou a proposta do Governo para alterar a política fiscal e fazer os ricos pagarem mais impostos.

Em declarações ao programa da SIC Notícias “Negócios da Semana”, Bagão Félix diz que, se as regras mudarem, os contribuintes apenas recebem mais 15 cêntimos por mês.


E o resto das Alcavalas?..(isso não mencionou)..


Fonte Msn:-Notícias

2 comentários:

Mundo Gritante disse...

A estratégia agora é desviar as atenções do caso «Freepor».

Aqui - Ali - Acolá disse...

Ora bem, se assim não fosse até me admirava, pois a pouco e pouco se vão conhecendo cada vez mais os malabarismos deste artista.

Quando se diz na TV que Portugal está a subir na economia e o povo a ver o estado em que isto tudo está, que mais se pode pensar de gente desta?

Quase todas as semanas fábricas a fechar, o desemprego é cada vez maior onde se viu na TV as bichas de gente à procura de algo no Centro de Emprego, etc., etc., onde é que isto vai parar?

Portugal como tu estás...