29 de janeiro de 2015

Feira de São Matias viabilizada após entendimento entre feirantes e Câmara de Abrantes/ATUALIZADA



A Câmara de Abrantes anunciou hoje que vai realizar este ano a centenária Feira de São Matias, ao contrário do anunciado a semana passada, após ter reunido e chegado a um entendimento com os feirantes.

A Câmara Municipal de Abrantes havia anunciado no dia 21 de janeiro, após reunião de executivo, a suspensão da realização da Feira de São Matias, a primeira no calendário das grandes feiras nacionais, por estarem a decorrer obras no espaço que habitualmente acolhe o certame, e por “manifesta dificuldade em garantir as exigentes condições logísticas”.

A autarquia chegou a apontar para um custo na ordem dos 100 mil euros no abastecimento de energia à feira, para uma situação de instalação provisória.

Cerca de duas dezenas de feirantes, provenientes de diversas zonas do país, apresentaram à autarca, na semana passada, diversas propostas para viabilizar a realização do certame, disponibilizando-se para encontrar soluções para ultrapassar a questão do abastecimento elétrico através de geradores próprios, na altura, sem sucesso.

Hoje, a presidente da autarquia e os feirantes anunciaram um entendimento e a decisão de “realizar em conjunto” a Feira de São Matias, entre os dias 20 de fevereiro a 8 de março, no Aquapolis, Margem Sul, em Rossio ao Sul do Tejo.

O grupo de feirantes, que há vários anos participa na Feira, propôs à presidente da Câmara Municipal de Abrantes assumir o encargo com o fornecimento de energia, recorrendo aos seus próprios geradores. Por sua vez, o município vai isentar os participantes do pagamento de taxas.

Maria do Céu Albuquerque, presidente da autarquia, “congratulou-se” com a solução encontrada tendo afirmado que a mesma “resultou de uma plataforma de diálogo” que vai permitir a realização da secular Feira de São Matias, cujo programa definitivo será “anunciado em breve”.

“Saliento o espírito de cooperação entre a autarquia e os feirantes que se propuseram a criar condições que viabilizassem a realização do evento, apesar de não serem as ideais. Vai ser um local provisório, mas para o ano já vamos poder apresentar um espaço definitivo para acolher as feiras e mercados, incluindo a tradicional e secular Feira de São Matias”, destacou.

Saul Teixeira, feirante residente em Aveiro e presença habitual na Feira de Abrantes, disse, por sua vez, que a realização do certame é uma “ótima notícia”, tendo destacado a importância de ser “a primeira no calendário das grandes feiras” nacionais.

“Espero é que, no futuro próximo, a Câmara Municipal já tenha um espaço fixo para a realização da feira, como vem sendo prometido há muitos anos, para evitar estes sobressaltos”, apontou.

A Feira de S. Matias, cujas origens remontam ao século XIII, decorre habitualmente entre os meses de fevereiro e março no espaço adjacente ao Tecnopólo do Vale do Tejo, em Abrantes.

A autarquia anunciou na reunião de executivo de 21 de janeiro um investimento na ordem dos 3 milhões de euros para a reabilitação do Vale da Fontinha, em Abrantes, para zona de mercados e feiras.

A Feira de São Matias conta com carrosséis, carrinhos de choque e outros divertimentos eletromecânicos, a par de restaurantes e dezenas de vendedores do comércio a retalho, das tradicionais barracas de roupa, quinquilharia, cerâmica, utensílios de cozinha e objetos de decoração.

(by - antenalivre - jornal de abrantes)


=== O ===

Ora aí está a boa notícia daquilo que é a vontade de se realizar as coisas quando o bom senso entra nos direitos que são devidos ao povo e aqueles que para isso trabalham e fazem disto a sua forma de vida que, para eles, se traduz no pão nosso de cada dia.

Quando existe força de vontade na mente das pessoas tudo se consegue.

Abençoado sejas São Matias

1 comentário:

Graça Pereira disse...

O povo precisa de festas porque tem o coração negro de tanto sofrer e é preciso não deixar morrer as tradicionais.
Obrigada pela tua passagem pelo meu blogue. Como compreendo as tuas saudades.
Beijo amigo
Graça