25 de junho de 2009

“Não aumentarei com certeza os impostos”!..


PSD: Presidente social-democrata atacou intervenção da PT na TVI.

A presidente do PSD, Manuela Ferreira Leite, desafiou ontem o primeiro-ministro, José Sócrates, para um debate televisivo.

A presidente do PSD afirmou ontem em entrevista à SIC que, se for eleita primeira--ministra, não aumentará impostos e se for possível até fará uma baixa da carga fiscal. Mas não se quis comprometer. O caso da TVI mereceu o ataque mais feroz de Manuela Ferreira Leite ao primeiro-ministro.

'Não aumentarei com certeza os impostos, porque as regras [da União Europeia] são diferentes das que vigoravam quando fui ministra das Finanças', assegurou Manuela Ferreira Leite.

Numa entrevista em que prometeu não apresentar um programa eleitoral 'calhamaço', virado para um país 'das maravilhas', Ferreira Leite insistiu que, se ganhar eleições, vai avaliar os projectos do TGV e da Terceira Travessia do Tejo, apontando claramente, e mais uma vez, para a suspensão de ambos face ao endividamento do País, assunto a que recorreu sistematicamente. 'Seria uma desgraça para o País', prosseguiu Ferreira Leite ao analisar a estratégia do Executivo neste capítulo. Mas não foi taxativa em relação ao novo aeroporto, uma vez que 'é feito por módulos'.

'O engenheiro José Sócrates usa uma fórmula, um sound-byte para assustar as pessoas em relação à minha pessoa', afirmou a líder social-democrata quando explicou que não é contra os investimentos públicos em geral.

Procurando desmontar as diferenças, Ferreira Leite recordou a sua defesa nos investimentos de proximidade. E, no final, até reiterou o desafio para um debate televisivo com o primeiro-ministro.

Sobre o caso do BPN, considerou que a sua nacionalização 'foi feita um bocadinho em cima do joelho', manifestando-se favorável à sua venda. Reconheceu ainda que a imagem do ' governador do Banco de Portugal como responsável do banco saiu afectada'. Quanto ao BPP, não poupou críticas aos 'oito meses de silêncio' do Executivo porque nunca o faria.

Avisou que ganhar 'significa ter mais votos do que o PS' e não se comprometeu sobre cenários pós-eleitorais se vencer as eleições. Apenas declarou: 'Há muito tempo que não falo com o dr. Paulo Portas.'

TEMAS

INVESTIMENTOS

Manuela Ferreira Leite defendeu os investimentos de proximidade, como a reabilitação urbana e a recuperação da linha-férrea nacional.

COMISSÃO

Líder do PSD referiu que a Comissão de Inquérito Parlamentar à nacionalização do BPN fez 'um trabalho muitíssimo válido'.

PASSOS COELHO

Questionada sobre o seu ex-adversário Passos Coelho, Manuela respondeu: Com certeza daria um bom deputado, mas não falo sobre candidatos a deputados.

ESCOLAS

Responsável aplaudiu a renovação do parque escolar por parte do Governo, mas pediu mais acesso para as PME.

MAIORIA

Líder não pediu maioria absoluta. No PSD tem ganho peso governar em minoria.

FRASES

'Tenho uma bela recordação da AD. Na História nada se repete e muito menos quando os protagonistas já cá não estão.'

'Não entregamos os nossos filhos a qualquer pessoa e não entregamos o nosso dinheiro a qualquer instituição.'

'O Governo falhou redondamente [no caso BPP]. Nunca estaria oito meses para decidir.'

'Devo dizer que não sou maluquinha contra os comboios.'

'Não sou contra os investimentos públicos. Vou analisar os grandes investimentos para ver quais são susceptíveis de avançar.'

'Ou os anúncios são uma fantasia, ou o dinheiro está a vir não sei de onde.'

Manuela Ferreira Leite

CHEGAR A HORAS NEM SEMPRE É A MELHOR OPÇÃO

Manuela Ferreira Leite chegou quatro minutos adiantada. Eram 2oh11. O suficiente para atrapalhar a SIC. Só Ricardo Costa, director adjunto do ‘Expresso’ e António José Teixeira, director da SIC Notícias, estavam à espera da líder do PSD. O director de Informação, Alcides Vieira, chegou tarde de mais. E Manuela Ferreira Leite ainda teve de esperar algum tempo no átrio para entrar em directo no ‘Jornal da Noite’. Avançou para a sala de maquilhagem, onde esteve 13 minutos, e só às 20h48 entrou para o estúdio.

Casaco cinzento, saia castanha, com o habitual colar de pérolas, Manuela Ferreira Leite não levava seguranças e um batalhão de assessores. Só o seu chefe de gabinete, Francisco Azevedo Silva. É outro estilo, outra forma de estar na política. Mas percebeu-se bem, por isto e por aquilo, que Manuela ainda é só a líder da oposição.

NOTAS

PS: 'GRANDE DESILUSÃO'

O PS considerou ontem que a entrevista da líder do PSD 'foi uma grande desilusão'. O porta-voz do partido, João Tiago Silveira, acusou o PSD de não apresentar propostas concretas para o País.

BPN: DIAS LOUREIRO

Manuela Ferreira Leite recusou comentar a permanência do social-democrata Dias Loureiro no Conselho de Estado, após o seu envolvimento no caso BPN. 'Não faço juízos de valor', disse.

SÓCRATES: 'NÃO CONSEGUIU'

A presidente do PSD disse à entrada da estação de Carnaxide que José Sócrates 'tentou mas não conseguiu' mostrar uma nova imagem na entrevista que deu à SIC na semana passada.

Correio da Manhã

Sem comentários: