15 de maio de 2009

Europeias: candidatos «faz-de-conta» aquecem debate!..


Paulo Rangel afirma que só se «morrer» é que não cumpre o mandato europeu.

As duplas candidaturas de Elisa Ferreira e Ana Gomes, à presidência de autarquias e a eurodeputadas, aqueceram o debate sobre as eleições europeias, realizado esta quinta-feira na TVIi24. O candidato Paulo Rangel chegou mesmo a afirmar que só se «morrer» é que não cumpre o mandado de eurodeputado.

Veja aqui todo o debate

A questão sensível é já tema recorrente nos debates dos candidatos, uma vez que as duas socialistas são simultaneamente candidatas a presidentes de autarquias, Ana Gomes, em Sintra, e Elisa Ferreira, no Porto, e ao mesmo tempo estão nas listas europeias. Nuno Melo atacou Vital Moreira, dizendo que: «Eu não sou candidato faz-de-conta», garantindo que ficará no lugar durante os cinco anos.

O deputado do CDS-PP citou uma declaração de Elisa Ferreira, chegando a ter de afirmar que «não queria gritar para ser ouvido: «Eu vou ao Parlamento Europeu assinar o nome, o que eu quero é vir para o Porto», disse a candidata, lembrou Nuno Melo.

Veja aqui um resumo do debate

Já Paulo Rangel disse que só se «morrer» é que não cumpre o mandato, afirmando que quando for eleito eurodeputado, abandona o cargo de deputado na Assembleia da República.

«Eu não tolero ofensas pessoais»

O referendo à Europa, a abstenção, a crise e o desemprego foram outros dos temas abordados pelos cinco candidatos, tendo Vital Moreira ficado ofendido algumas afirmações de Miguel Portas. O candidato bloquista afirmou que: «Quem só concebe uma forma de ser europeu revela uma atitude totalitária» e o candidato socialista reagiu afirmando que «não» tolera «ofensas pessoais».

As despesas de campanha foram também chamadas ao debate com o deputado Nuno Melo a invocar o discurso do Presidente da República no 25 de Abril sobre a contenção necessária e invocando os custos de cada campanha.

O PSD reagiu com Paulo Rangel a afirmar que o PSD «é o único que não tem cartazes espalhados», explicando que os cartazes de Ferreira Leite nada têm a ver com as eleições Europeias.

Vital Moreira proporcionou ainda «um momento de humor» no debate, como descreveu Nuno Melo. O candidato socialista afirmou que: «Nós defendemos o fim dos paraísos fiscais» e acabou por provocar o riso nos restantes candidatos: «Foi um momento de humor», comentou Nuno Melo e Miguel Portas retorquiu com «Essa por acaso teve piada».

IOL -Portugal Diário

Sem comentários: