8 de maio de 2009

Cravinho e Morgado contra nova lei de financiamento de partidos!..


Muitas dúvidas sobre a utilização de dinheiro vivo.

São duas vozes dissonantes e coerentes, que não gostam da nova lei de financiamento dos partidos. João Cravinho e Maria José Morgado têm muitas dúvidas e não deixam de dizer o que pensam.

Em entrevista à «Rádio Renascença», Cravinho chega mesmo a apelar à intervenção do Presidente da República por estar em causa «um atentado ao bom funcionamento das instituições democráticas». Na sua opinião, trata-se de uma «pouca-vergonha e uma porta aberta à corrupção». Na sua opinião, a argumentação da Festa do Avante é um «argumento da carochinha».

Maria José Morgado segue a mesma linha de raciocínio, em entrevista ao «Diário Económico». Para a procuradora-geral adjunta, a subida dos donativos em dinheiro «aumenta a opacidade no financiamento» dos partidos.

Em reacção, o PS já considerou que Cravinho fala do que não sabe. O vice-presidente da bancada parlamentar, Ricardo Rodrigues, defende o diploma: «Não há a entrada de um cêntimo em nenhum partido que seja sindicável pelo Tribunal de Contas [e Constitucional]. A entrada de dinheiro vivo corresponde sempre a uma conta específica em relação a uma receita».

«A Festa do Avante é o símbolo daquilo que nós pretendemos com a entrada de dinheiro vivo que o Engenheiro Cravinho critica. O Partido Comunista terá de fazer um anexo específico desta conta, dizendo qual a despesa que teve com a festa ¿ com os actores, o café, o pão, tudo. E isso é sindicável pelo Tribunal Constitucional», esclareceu à Renascença.

IOL - Portugal Diário

Sem comentários: