3 de abril de 2009

Saúde: utentes protestam por todo o país!..


São esperadas cerca de 70 acções. Incluem distribuição de documentos, manifestações e desfiles..

Dezenas de comissões e movimentos de utentes manifestam-se esta sexta-feira um pouco por todo o país contra a política de Saúde do Governo e em defesa de um Sistema Nacional de Saúde (SNS) «a favor» dos utentes, escreve a Lusa.

«Decidimos avançar tendo em conta a política do Governo para a Saúde, que prejudica os utentes, encerra os serviços e tem como objectivo presidir a uma política para servir os grandes grupos económicos. Temos de tentar inverter esta situação», salientou o porta-voz do Movimento de Utentes do Serviço Público, Carlos Braga.

Para esta acção nacional de luta são esperadas cerca de 70 acções que incluem a distribuição de documentos, manifestações e desfiles, sendo que dezenas de movimentos de todo o país já confirmaram a sua adesão.

As comissões e movimentos de Norte a Sul do país lutam contra a política de Saúde do Governo e defendem o SNS e os direitos dos utentes e trabalhadores da saúde, exigindo o não encerramento dos serviços, reivindicando a abertura de outros que foram encerrados e a abolição das taxas moderadoras.

«É uma oportunidade para que milhares de cidadãos mostrem o seu desacordo face a esta política, que não corresponde ao interesse dos utentes», sublinhou Carlos Braga.

O apelo feito foi correspondido por estruturas que localmente lutam contra a política de Saúde e vão ter lugar sábado por todo o país, nomeadamente em Aveiro, Coimbra, Queluz, Odivelas, Vialonga, Alverca, Leiria, Marinha Grande, Setúbal, Litoral Alentejano, Faro e Viseu.

IOL - Portugal Diário

Sem comentários: