16 de abril de 2009

Corrupção: BE cita Cavaco Silva!..


E desafia partidos a aprovarem o levantamento do sigilo bancário em abono da «transparência e da verdade fiscal».

O Bloco de Esquerda (BE) lembrou esta quinta-feira a posição do Presidente da República, Cavaco Silva, para desafiar os partidos da oposição a aprovarem o levantamento do sigilo bancário em abono da «transparência e da verdade fiscal», escreve a Lusa.

Num debate no Parlamento agendado pelo BE, Francisco Louçã começou por dizer que as sete medidas apresentadas pelo seu partido para o combate à corrupção «entregam a todos os deputados a responsabilidade primeira na instituição de uma nova forma de regulação em que a transparência substitua a sombra e impeça a protecção ao crime».

«As leis que hoje vão ser votadas são um novo começo depois de anos perdidos no combate à corrupção, esta é uma urgência nacional», referiu o líder bloquista.

Cavaco apoia levantamento do sigilo bancário

«O que já se conhece dos grandes escândalos bancários do BCP, BPN e BPP demonstra que tinha razão Cavaco Silva quando propôs, desde há anos, o fim do segredo bancário. Tem razão o presidente do Supremo Tribunal de Justiça, tem razão João Cravinho e tantas outras vozes (¿) hoje tem de ser o dia do fim do segredo bancário, como defendido por todas estas vozes autorizadas», acrescentou.

Em Coimbra, onde hoje realiza mais um Roteiro para a Ciência, Cavaco Silva disse «aguardar com interesse o debate» hoje no Parlamento sobre o levantamento do sigilo bancário, recordando que preconiza «há muito tempo» medidas nesse sentido.

«Já há muito que defendo o levantamento do sigilo bancário. Esta é uma área em relação à qual deve ser feita uma análise séria, rigorosa e profunda, envolvendo o Governo e os partidos políticos da oposição», declarou o Chefe de Estado.

IOL - Portugal Diário

Sem comentários: