9 de abril de 2009

70% dos portugueses navegam na Internet diariamente!..


Televisão continua no topo das eleições

70% de utilizadores acedem diariamente à Internet e dedicam mais horas ao fim-de-semana, é umas das principais conclusões do segundo estudo «Consumo Cruzado de Meios», da Havas Digital.

A influência da Internet na tomada de decisão cresce em todas as categorias, destacando-se os produtos de turismo, tecnologia e financeiros.

Comparando com o mesmo inquérito feito em 2006, este demonstra que a massificação digital é notória, uma vez que se verifica «um aumento significativo do acesso à Internet a partir do lar» e um consumo e acesso diário à Internet que «cresceu e ganhou importância em todos os targets».

Apesar de a televisão continuar como o meio com mais utilizadores diários (96% em 2008 face aos 94% em 2006), verifica-se que a Internet aumentou significativamente a sua taxa de penetração passando de 52% (2006) para 70% (2008). De notar ainda uma subida nos utilizadores diários de jornais (66% em 2008 face aos 57% de 2006).

Mais de 50% procura hi5, MySpace e You Tube

Outra conclusão é que a procura de informação na web é mais relevante para a população adulta, ao contrário do entretenimento, que é a principal motivação dos jovens.

Para o Country Manager da Havas Digital, José Frade, «as comunidades sociais vieram alterar o panorama no ciberespaço nestes últimos dois anos. Há um aumento nas actividades sociais e de partilha como driver de uso da Internet», disse.

Além disso, em 2008, 53% dos portugueses procuraram as comunidades sociais (hi5, MySpace e You Tube), enquanto em 2006 a percentagem era de 28%.

O estudo demonstra ainda que os blogs, chats e downloads de músicas são também das actividades sociais mais incrementadas entre 2006 e 2008. O e-mail e os motores de busca continuam a liderar a utilização dos cibernautas.

O estudo da Havas Digital decorreu entre 17 de Outubro e 7 de Novembro de 2008. Foram entrevistados 805 indivíduos, dos 12 aos 65 anos, de ambos os sexos, residentes em Portugal Continental e de todas as classes sociais.

IOL - Portugal Diário

2 comentários:

Leonor Varela disse...

Amigo
como pode verificar acresceitei a sua ideia ao meu post ficou bem melhor obrigado uma opinião é sempre bem recebida por mim
um beijo

O Cidadão abt disse...

Quanto cá ao Cidadão, mandou práticamente a televisão ás urtigas!
TVI, népias, na SIC, algumas reportagens ainda se aproveitam, RTP1... vá-lá, vá-lá..., RTP2 apresenta umas coisas interessantes... pêra- bólica... só da alentejana! De resto muito trabalho, desporto radikal Q.B. e alguma NET!
Mappelyng-T.V.? Não obrigado!

veripe - está a ver?