16 de março de 2009

Vem aí a Primavera!...


Vem aí a Primavera!...

É verdade, como o tempo passa tão depressa e é já no dia 20 que começa a estação mais linda do ano, (A Primavera), mas pelos vistos, na imagem acima isso é coisa que não se vê com o passar dos anos, olhando bem para esta imagem, faz doer o coração a quem tanto ama a natureza, as flores, a conservação e respeito por aquilo que está à vista de toda a gente todos os dias.
Mais um exemplo real do que é o estado degradante de muita coisa que está exposta aos olhos de quem passa e vê tal vergonha!..
Vasos cheios de ferrugem que estão a apodrecer dia a dia onde as ervas se acumulam em seu redor e dentro deles, mini árvores tristes que nem regadas são para que se possa ver as flores por elas brotadas. Terra que não é tratada não pode ser bem governada, tal como este vaso indica, onde a terra em seu redor está tão dura que parece cimento armado.
Mas ó almas deste lugar, alegrem seus corações que
este ano a Primavera vai ser um festim de arromba cá por estas bandas, não acreditam; então vejam bem o que vai acontecer por aqui:

Festa da Primavera em Abrantes dia 20

Cento e cinquenta vasos de flores vão ser distribuídos pelas turmas das EB1 e pré-escolar do concelho, dia 20 de Março, numa acção que marca o arranque da Festa da Primavera, evento que este ano se prolonga até ao Mês de Maio. A cada comunidade escolar será solicitado que possa cuidar da sua flor até dia 24 de Abril, data agendada para a realização do tradicional desfile infantil pelas ruas da cidade. Nessa altura, as flores deixadas ao cuidado das escolas serão plantadas pelas crianças num canteiro destinado para o efeito no Jardim da República.

As boas-vindas à Primavera serão dadas no dia 21 de Março (sábado), dia mundial da árvore, entre as 09 e as 13h00, na Praça Barão da Batalha, com a realização de um mercado ao ar livre de flores, plantas e produtos da época, com venda e troca de flores, recriando um hábito muito enraizado nas sociedades rurais: as trocas de pés de plantas, de sementes e de bolbos. Para além de se pretender a dinamização do comércio local no centro histórico da cidade, esta acção funcionará também como fomento à venda destes produtos e, ao mesmo tempo, ao incentivo à população para o cultivo da flor nos jardins e alegretes. O dia 21 de Março é também aquele em que se assinala o dia internacional da poesia, pelo que, em paralelo, decorrerá no mesmo local um festival de poesia, dinamizado pelo grupo de Teatro Palha de Abrantes e por alunos da Universidade da terceira idade, com a realização de leituras e dramatizações de poesia.

Entre 21 de Março e 23 de Maio, realiza-se uma Feira do livro temática, nas Livrarias “Papirus” e “Condes”, estando disponíveis ao público livros sobre flores, plantas ornamentais, jardins, jardinagem e poesia.

A Festa da Primavera decorre até ao mês de Maio, com um vasto programa de actividades a realizar no centro histórico. Um desfile de moda infantil, actuação de bandas filarmónicas, festival de tunas, festa do Maio, passeio pedestre “apanha a espiga” e um festival de espantalhos feitos com materiais recicláveis, entre outras, são algumas das actividades programadas para este evento, este ano marcado pela temática do ambiente.

A Festa da Primavera é organizada pela Câmara Municipal, Abrantes Fórum e Associação Comercial e Serviços dos concelhos de Abrantes, Constância, Sardoal e Mação.

Fernanda Mendes

E não fosse este ano um ano de pôr lá o papelinho!..

Animem-se meu povo: - Vem aí a Primavera!...

(Clique na imagem para ampliar e visualizar bem)

Sem comentários: