20 de março de 2009

Tamanho da cintura influencia respiração!..

O tamanho da cintura influencia a função pulmonar. Investigadores descobriram que quanto maior é, menor é a função pulmonar

Num artigo publicado na "The American Journal of Respiratory and Critical Care Medicine", é relatado que foram analisados 120 mil indivíduos em França no âmbito deste estudo.

Os cientistas definiram obesidade abdominal como uma circunferência de cintura com 35 polegadas ou mais nas mulheres e mais de 40 polegadas nos homens. O efeito nos pulmões foi encontrado mesmo depois de o índice de massa corporal ter sido levado em consideração.

O estudo, coordenado por Natalie Leone, do Instituto Nacional de Saúde e Pesquisa Médica, em França, apontou que funções pulmonares debilitadas podem ser um sinal de sérios problemas de saúde no futuro, incluindo doenças cardiovasculares. A obesidade abdominal é apenas uma parte de um conjunto de sintomas que causam a condição conhecida como síndrome metabólico.

Existem diversas explicações sobre a razão pela qual o peso adicional em volta da cintura pode fazer os pulmões trabalharem menos, diz o estudo. Por exemplo, a gordura deixa menos espaço para os pulmões se expandirem, ou então, por outro lado, as células de gordura podem aumentar a inflamação por todo o corpo, inclusive nos pulmões.


Msn - Notícias

Sem comentários: