28 de março de 2009

Bateria carrega telemóvel em 10 segundos!..

Bateria carrega telemóvel em 10 segundos!..

Dois cientistas norte-americanos desenvolveram um modelo de bateria capaz de acelerar rapidamente uma viatura ou de recarregar um telemóvel em apenas 10 segundos, segundo um estudo publicado na revista Nature.

O modelo de bateria de lithium-fer-fosfato (LiFePO4), uma vez produzido industrialmente, será mais pequena e mais leve que os modelos actuais e poderão ser recarregadas mais rapidamente, precisou um comunicado do Instituto de Tecnologias do Massachusetts (MIT, sigla em inglês), onde decorreu a investigação.

Actualmente, as baterias de LiFePO4 permitem armazenar grandes quantidades de energia mas os processos de carregamento e descarregamento demoram várias horas.

Assim, para alimentar uma viatura eléctrica, estas baterias adaptam-se de melhor forma a uma condução a velocidade constante e a acelerações súbitas.

Com a descoberta de Byoungwoo Kang e Gerbrand Ceder, investigadores do MIT, uma bateria de um carro poderá, desde que tenha um carregador adaptado, ser recarregada em cinco minutos, contra as seis a oito horas que demoram actualmente a carregar, e a de um telemóvel em 10 segundos.


JN -11-03-09

5 comentários:

O Cidadão abt disse...

Em dez segundos???
Isso é stressante!!!

onten - a verificação de palavras.

Aqui - Ali - Acolá disse...

Olá amigo Cidadão abt, seja bem-vindo.

Tem andado sumido ou é das caminhadas cronometradas
pelo (Pedófilo) puxa que me enganei outra vez, Pedómetro que o põe sem disposição para teclar?..

Cuidado com as caminhadas exageradas que podem causar caimbras nas pernas e depois terá que ir ao endireita para pôr os músculos no sítio.

Defacto acho muito stressante tanto tempo, 10 segundos, mas prontos, é o que a ciência tecnológica evolui dia a dia, e há-de chegar a um ponto que é só dizer por boca, (carrega-te já) e prontos, está logo em acção de usar.

Isto é que vai uma crise hein!..

Brevemente (novas descobertas arejantes cá por estas bandas serão postadas), e tão lindas que elas são, até mete inveja a quem ver!..

É o destino da Aldeia quase deserta..

Bom fim semana com saúde...

O Cidadão abt disse...

Pois é! Depois de chegar de mais uma caminhada, com mais duzentos e seis participantes de todas as idades, logo, esta só poderia ser light... a "Rota do Almourol", está a ver?
De Almourol não tinha nada, diria... "No Trilho dos Diques" seria o título mais sugestivo!
Ora bem, há que realçar a óptima recepção feita por aquela Junta de Freguesia da Carregueira e pessoal da aldeia do Arripiado. Uma aldeia ribeirinha muito bem arranjadinha, estimada e conservada onde cá o Cidadão não vislumbrou qualquer vestígio de urbanismo surrealista,e apesar de ser uma aldeia!
Se calhar está a bitáitar assim porque lhe ofereceram uns nacos de bolinho seco, café de chaleira e no fim da "estafa", um pão com chouriço integral e uma bjeca geladinha! Para além de uma sacola com laranja e água de 25cl incluidas e o respectivo folheto turístico!
Não é que estes bens materiais tenham um grande peso no conceito cá do Cidadão & Companheira, porque estes, partem sempre bem equipados para a aventura, estojo de primeiros socorros e isotónicos incluidos, que nunca fizeram falta aos próprios mas vão servindo aos outros caminhantes, nem que seja o pacotinho de açúcar para recuperarem energia...
Como estava bitátando, o valor, reside no gosto que aquelas gentes têm no bem receber os forasteiros, e certamente terão feito uma despesa considerável com as oferendas, evidenciando um pequeno pormenor... foi tudo oferecido!Sim senhor, sem ter que pagar um cêntimo pelas inscrições, que até o Cidadão & Companheira se sentem algo constrangidos com a hospitalidade! Não é o primeiro local onde isto acontece! São autarquias que valorizam as pessoas em detrimento de obras megalómanas que chupam os milhões dos impostos e contribuições.
Trazem para a sua terra um movimento fora do comum, onde muitos acabam por consumir em hotelaria regional.
Quanto ao andar sumido, não é por cá o Cidadão se ter tornado cliente de algum nódulo político, mas sómente por trabalho, trabalhinho!
Como é de notar, certos bloggers ao tornarem-se fregueses ficam automaticamente com a sua liberdade de expressão limitada ao ínfimo bit ou mesmo votados ao silêncio, pois outros valores falam mais alto!Perdem a capacidade e a autonomia de se exprimirem de acordo com os seus hipotálamos e passam a ser ovelhas cabisbaixas de um rebanho conduzido por um pastor!
Como repara com um novo teclado, isto vai!
O seu último comentário apagou-se acidentalmente ao efectuar a reposição da Playboy, cujo post tinha ficado mal parido devido á procura constante do sinal de net via wireless por parte dos progenitores cá da maison e respectivas companhias! Se quiser poderá enviá-lo outra vez! Por causa destes acidentes, por exemplo cá o Cidadão faz questão de gravar os próprios comentários em pasta e ambiete Word, e quando necessário é só efectuar um Ctrl.de reposição.
Fica a sugestão!
O Cidadão optou por bitáitar neste seu artigo na medida em que os seguintes tem um contexto menos adequado á circunstância.
Mande sempre!

Aqui - Ali - Acolá disse...

Isso é que é gozar hein!..
Disso não há por cá por estas bandas.
Conheço bem toda essa zona amigo, muito por aí eu andei correndo tudo isso de lés a lés e defacto por aí sempre conheci gente boa.

Arripiado, Caregueira, Chamusca e até Tancos Civil, Barquinha, Entroncamento, etc.., tudo eu percorri durante anos e de vez em quando passo por lá e vejo ali gente boa.
Olhe, as festas do Arripiado que são feitas em conjunto com as de Tancos Civil no mês de Agosto chamada (Festas de Rio e das Aldeias) são grandes festas pois lá se passa um bom bocado assistindo aquelas festas e a travessia do rio com lanchas militares que lá estão à disposição para se atravessar o rio etc..
Sobre o que diz de certos bloggers, isso já se sabe à muito tempo que é assim, pois como refere, andam debaixo da alçada de um pastor como ovelhas cabisbaixas e remetem-se ao silêncio senão para eles não há gamela, mas enfim, como há de tudo nesta vida, já não é de admirar tal coisa.
Quer dizer que vc com mais duzentos e seis participantes de todas as idade foi festa de arromba.
Ah valente assim é que é, gozar a vida enquanto pudermos pois quando não se puder gozar, senta-mo-nos à lareira a comer umas castanhas e uma boa água pé ou assar uns bons chouriços e um bom tintol vendo TV ou ouvindo umas boas músicas que também é muito bom.
Quanto à net, eu já comentei de novo no seu blog espero que desta vez dê para vc ver.
Isso agora com um novo teclado é sempre a aviar.

Boa semana e haja saúde para ver a Playboi Portuguesa, a próxima capa parece ser a Belle Dominique que a vai estampar (Ganda Moca).

eh..eh..eh..eh..

O Cidadão abt disse...

Grácias!

caralrte
?????????????????