19 de fevereiro de 2009

Será Isto o Estabilizar o Mundo?...

O número de Civis afegãos mortos subiu 40% em 2008 diz a ONU..


Obama anunciou o envio de mais 17 mil soldados Americanos para o Afeganistão.

O comandante-em-chefe das tropas dos Estados Unidos no Afeganistão, o general David McKiernan, afirmou nesta quarta-feira que 2009 será "muito difícil" no país asiático, apesar do envio de mais soldados ordenado pelo presidente Barack Obama.

Em entrevista coletiva no Pentágono, McKiernan indicou que os reforços, cerca de 17 mil soldados, podem estar completamente em operação no terceiro trimestre do ano, e ficarão no sul do país, onde foram registrados os piores combates, com o ressurgimento do movimento radical islâmico Taleban, deposto por coalizão liderada pelos EUA em 2001.

"Usarei a maior parte destas forças no sul do Afeganistão, uma área onde não temos presença de segurança suficiente", afirmou.

O general expressou sua satisfação pelos reforços, que se somarão ao contingente de 33 mil homens com que os EUA já contam no Afeganistão, mas advertiu que mesmo assim os próximos meses serão complicados.

"Mesmo com estas forças adicionais, 2009 será um ano muito difícil", declarou, ao precisar que os Estados Unidos enfrentam "uma insurgência muito resistente".

"Na melhor das hipóteses, podemos dizer que estamos empatados (com a insurgência) no sul do Afeganistão", admitiu.

Ao anunciar o envio de mais soldados nesta terça-feira, Obama afirmou que "esse aumento é necessário para estabilizar uma situação em deterioração no Afeganistão, que não recebeu a atenção estratégica, direção e recursos que requer com urgência".

Cerca de 8.000 marines devem ir primeiro, seguidos por cerca de 9.000 militares. As novas tropas representam o primeiro acréscimo de soldados. Porém, mais homens ainda devem ser enviados neste ano.

Há, atualmente, 38 mil militares americanos no Afeganistão, o maior número desde que o Taleban foi derrubado do poder pela coalizão americana, em 2001.


E as promessas eleitorais, onde estão elas?...


Fonte:-Folha Online..



Sem comentários: