5 de fevereiro de 2009

Constância - Festa de Nossa Senhora da Boa Viagem

CONSTÂNCIA (o Antes)

Festa de Nossa Senhora da Boa Viagem

A devoção a Nossa Senhora da Boa Viagem em Constância está associada ao intenso tráfego fluvial de mercadorias que se fez durante séculos entre o porto desta vila e a capital.

Dos perigos da navegação nasceu o apego dos marítimos à Mãe de Deus e a confiança na sua protectora intervenção. A Festa e a Bênção dos Barcos, em Segunda-feira de Páscoa, são os momentos culminantes de uma devoção pelo menos bicentenária.

Até aos meados do século XX, apesar de algumas vicissitudes da vida e do mundo, a Festa manteve a sua grandiosidade de sempre, reflectindo a prosperidade económica da vila que vinha da relação com os rios, de onde tirava o seu sustento e o sentido da sua existência.

Passado o tempo dos marítimos e do transporte fluvial, a Festa entrou em declínio, como as actividades que a geraram e mantiveram, e só não desapareceu porque a Paróquia decidiu assumir a sua organização, substituindo os festeiros que já não havia, e porque eram muito fundas as raízes que a devoção tinha criado na cultura local.

Sendo cada vez mais necessárias as graças do Céu para os caminhos da terra do que para as viagens nos rios, a Festa rendeu-se ao rei automóvel, institucionalizando, a partir dos anos sessenta, a Bênção das Viaturas que todos os anos se faz na Praça Alexandre Herculano.

Nos últimos 20 anos, a Festa vive uma nova fase da sua história, iniciada quando a Câmara Municipal decidiu intervir nela com o objectivo de a revitalizar e revalorizar, associando-lhe um vasto conjunto de actividades culturais, recreativas e de lazer que constituem as Festas do Concelho de Constância.

O essencial da Festa, o seu espírito, o seu sentido profundo são os mesmos de sempre. Mas foram introduzidos diversos e variados elementos novos, susceptíveis de gerarem novos interesses e de motivarem outros públicos. É o contributo do nosso tempo para o renovar de uma antiga tradição que persistirá para além de nós.








CONSTÂNCIA, o Presente desta tão grande Festa nesta linda Vila

7 comentários:

Anónimo disse...

Mas afinal o "aqui-ali-acol" é de onde?

Constância?

Abrantes?

Amoreira?

Menina do Rio disse...

Temos algumas festas religiosas por aqui tb.

Olha querido (tens que dizer-me teu nome...); o template do meu blog, fui eu mesma que criei; as imagens de fundo eu as monto num programa de criação e edição de imagens; o resto são coisinhas que vou acumulando ao longo do tempo. Mas sei que existem por ai muitos templates para blogs com 3 colunas. Vou procurar alguns sites e te mando os links pra que possas escolher. Se tiveres conhecimento de html, podes remodelar estes teu. É trabalhoso mas o resultado final é compensador.

Um beijinho deste lado

Menina do Rio disse...

sobre o template 3 colunas, dá uma olhada aqui
http://03colunas.blogspot.com/

É novo, mas foi o unico que achei

beijos

Aqui - Ali - Acolá disse...

Olá anónimo benvindo ao meu Blog.

Em resposta à sua pergunta eu apenas lhe posso dizer o seguinte:

Isso é uma coisa que eu não o vou dizer, e se digo isto, cá tenho as minhas razões, porque afinal como eu, existem milhões por essa Internet fora.

Tal como eu cito no cabeçalho do Blog, eu aqui no meu Blog apresento de tudo um pouco a meu critério e meu gosto, sendo que quem o visita, pode comentar a seu gosto mas, sempre tendo em conta que aquilo que eu aqui ponho, é aquilo que a meu ver me dá a opinião de o fazer.

O expôr aqui coisas de aqui, de ali, ou de acolá está no sentido exacto do nome deste Blog, (Aqui - Ali- Acolá) por isso mesmo, é que essa pergunta já me foi feita por outro alguém.

Obrigado pela visita e, volte sempre no bom sentido que por aqui irá ver boas postagens se defacto a sua opinião fôr essa.

Unknown disse...

Sou essa constância de insconstantes hojes e amanhãs.

tiri-ri disse...

Bem.. bem ... não se ponham já com essas coisas, se está bom, não estragem, sou um curioso e iniciado nestas, andanças e estou a seguir com bastante interesse, a blogsfera local, nem sempre o tempo me permite, estar em cima do acontecimento, mas vou dando um espreitadela, há na verdade, companheiros que têem gosto e sabem, escrever bem, e sabem apresentar bem o blog, para eles os meus parabens, pela minha parte faço o que posso e a mais não sou obrigado, mas deixo aqui a minha admiração a todos, e que esta troca de ideias, se mantenha num nivél elevado são os meus votos. um bom fim de semana. fmqs

Aqui - Ali - Acolá disse...

Olá amigo tiri-ri-ri, benvindo ao meu blog e faço suas as minhas palavras em relação à blogosfera local, caso que eu também acompanho e sei dar o meu apreço a quem defacto o merece, pois neste mundo há de tudo onde por vezes aparecem pessoas que não dão o valor ás coisas que expomos e fazemos mas, isso vai do critério de cada um.

Eu tento sempre expôr aqui aquilo que defacto minha ideia diz estar bem, quanto a quem vê o que aqui é exposto, cada um que diga de sua justiça, pois para isso serve a troca de ideias.

Volte sempre pois é sempre benvindo..

Abraço