14 de fevereiro de 2009

14 Fevereiro - Dia de São Valentim!...



Hoje é dia de São Valentim (Os Namorados Agitam-se)..

São várias as teorias sobre a origem de São Valentim e a sua associação ao Dia dos Namorados. A teoria mais simplista apresenta São Valentim como um simples mártir que, em meados do séc. III d.C., recusou abdicar da fé cristã que professava.
A outra teoria, mais elaborada, defende que, na mesma altura, o Imperador Romano Claudius II teria proibido os casamentos, de forma a angariar mais soldados para as frentes das suas batalhas. No entanto, um sacerdote de nome Valentim, teria violado o decreto imperial, realizando casamentos em segredo. Após ter sido descoberto, Valentim foi preso, torturado e condenado à morte. Enquanto esteve na prisão, ele teria recebido muitas mensagens de encorajamento e flores das pessoas que acreditavam no amor. Surgiu também, durante o seu cativeiro, uma mulher de nome Júlia, filha do seu carcereiro, cega desde nascença, que visitara-o com alguma frequência levando-lhe comida e muita conversa. Diz a história que Valentim, sensibilizado com o problema de Júlia, implorou diariamente a Deus para que a fizesse recuperar a visão. Certo dia, durante uma das suas visitas, uma luz iluminou a cela e Júlia começou a chorar… ela começou a ver. Perante este milagre, toda a sua família converteu-se ao Cristianismo. Claudius II, sabendo desta história e percebendo que Valentim não tinha renunciado o seu Deus, condenou-o à morte. Ambas as teorias defendem que São Valentim fora um sacerdote cristão, fora mártir e que teria sido morto a 14 de Fevereiro de 269 d.C..

Quanto à data, algumas pessoas acreditam que se comemora neste dia por ter sido a data da morte de São Valentim. Por outro lado, outros reivindicam que foi a Igreja Católica a decidir celebrar a ocasião nesta data como uma forma de cristianizar as celebrações pagãs da Lupercalia. Resumidamente, Fevereiro era o mês oficial do início da Primavera, sendo considerado o tempo de purificação. O dia 14 de Fevereiro, na Antiga Roma, era dedicado à Deusa Juno – a Deusa das mulheres e do casamento. No dia seguinte, 15 de Fevereiro, iniciava-se a Lupercalia celebrando-se assim o amor e a juventude. Durante os festejos, eram sorteados os nomes dos apaixonados que teriam de ficar juntos, sendo que muitas vezes esses casais apaixonavam-se e casavam. São Valentim, como tinha sido morto a 14 de Fevereiro, foi razão para fazer uma adaptação da Lupercalia ao cristianismo, tornando-o o protector dos enamorados. São Valentim, além de proteger os namorados, é patrono dos Apicultores, e também é invocado contra a Peste.



5 comentários:

Anónimo disse...

" Durante os festejos, eram sorteados os nomes dos apaixonados que teriam de ficar juntos, sendo que muitas vezes esses casais apaixonavam-se e casavam..." assim até que valia a pena :))
Sendo lugar comum...bom mesmo é fazermos de todos os dias....dias de namorar :))
Um bom dia de namoro de ti :))

Aqui - Ali - Acolá disse...

Do antigo ao moderno, mesmo nesta matéria tudo mudou.
Claro que também sou da tua opinião:
Bom mesmo é fazermos de todos os dias, dias de namorar, mas não mau nem ruim, pois o namoro quando é levado a sério tem que ser com muita afinidade entre quem namora certo?

Para ti também um bom dia de namoro, mas atenção, nem mau nem ruim valeu?..

Quando se namora não pode haver tristezas, o astral tem que estar bem elevado para que os corações disfrutem o grande amor que possa haver entre eles..

Bjos..

Unknown disse...

"Até o homem que não crê em nada precisa de uma namorada que creia nele."

Aqui - Ali - Acolá disse...

Depende do tipo de homem, pois actualmente no mundo moderno, existem homens que por não crerem em nada, também não acreditam que precisem de uma namorada para crer neles!..

Menina do Rio disse...

Pois é... por tudo o que já li a respeito fico com a teoria que ele violou o decreto de Claudius II, inclusive apesar de comemorarmos o dia dos namorados aqui só em 12 de junho, escrevi um texto sobre a lenda de Valentim e postei pros amigos no Orkut. Sabia que a maioria dos europeus desconhece a procedencia desta data de 14 de fevereiro?

Um beijo pra ti