25 de março de 2016

Unidade de Saúde Familiar de Abrantes abre portas no mês de Abril






 A Unidade de Saúde Familiar, (USF), de Abrantes, vai entrar em funcionamento já no próximo mês de Abril, anunciou Maria do Céu Albuquerque, presidente da CM de Abrantes.
Segundo a autarca, vão ingressar inicialmente na USF "5 médicos, 5 enfermeiros e 4 administradores. Serão para já abrangidos mais de 10 mil utentes, dos quais 4.500, aproximadamente, não tem médico  de família (...) Pretende-se que as actividades da USF se iniciem no princípio de Abril de 2016"
A conclusão da obras já se concretizou e os médicos que vão ingressar na USF já deram nome ao equipamento: "já foi submetida a candidatura do modelo A da USF Agrupamento de Centro de Saúde  de Abrantes ao que os médicos deram o nome de D. Francisco de Almeida", adiantou a presidente.
O novo equipamento, financiado pelo QREN em 85% e orçado em 1 milhão e 48 mil euros, conta com 3 pisos: um primeiro destinado a sediar uma Loja do Cidadão, o rés-do-chão para instalar a USF e um piso subterrâneo que está destinado ao estacionamento de 40 veículos ligeiros.
A nova estrutura conta com oito gabinetes para consultas, um gabinete para consulta de internos, quatro gabinetes para enfermagem, duas salas de tratamento, uma sala de inaloterapia e uma de saúde oral. O espaço é composto ainda por áreas administrativas, sala de espera, zona de higiene para bebés, salas de apoio e serviço social e por último, salas de trabalho.
Loja do cidadão vai ser instalada na USF, mas sem data prevista.
A futura Loja do Cidadão de Abrantes vai ser instalada no primeiro piso do edifício da USF, contudo ainda não existe uma data para entrada em funcionamento deste espaço.
Maria do Céu Albuquerque reuniu já com o Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Vieira da Silva, a fim de apresentar o projecto para a instalação da nova Loja. A autarca disse que a câmara tem vindo também "a trabalhar com a Agência Para a Modernização Administrativa neste sentido". A presidente acrescentou que algumas entidades já se mostraram cooperantes, nomeadamente "a Autoridade Tributária manifestou a intenção de aderir a esta Loja do Cidadão, mas do ponto de vista político, temos todo o interesse que a Segurança Social se possa instalar naquele espaço para trazer para o centro histórico um serviço público importante e para estar próximo de outros serviços públicos que também facilitem a vida ás pessoas que ali se deslocam".


by jornal de abrantes

 === O ===

A SAÚDE ACIMA DE TUDO

UM PROJECTO QUE POR CERTO SERÁ DE GRANDE VALIA PARA ESTA CIDADE

ABRANTES MERECE TUDO ISTO E MUITO MAIS

QUE NÃO SE DEIXE MORRER A CIDADE

Sem comentários: