17 de fevereiro de 2012

O meu Gato Preto..

A história do meu gato resume-se num episódio muito comovente onde o tempo não me faz esquecer aquilo que com ele se passou.

Naquele ano em que isto aconteceu foi um Inverno carregado de chuva muito forte e prolongada por vários dias seguidos.

Água por todos lados, as ruas todas elas estavam cobertas de água onde algumas pareciam mais uns ribeiros onde a água corria a bom correr e quase entrando nas casas das pessoas.

Lá ao fundo o rio que transbordava de água onde já tinha galgado o seu eixo pelo que, já estava a entrar em algumas casas pondo as pessoas em pânico com os seus bens a verem a água perto deles. O meu gato preto e tão meigo todo ele andava num reboliço constante ao ver a água quase a entrar dentro de casa miava com um som como que de uma tristeza profunda se tratasse.

Nessa noite quase não dormi estando de alerta com a água à porta, pois o caso não era para menos devido a que nessa casa de r/c facilmente seria um desastre se ela entrasse lá dentro o que a ser verídico, muitos dos bens lá existentes se estragariam.

A noite passou-se e no dia seguinte a água começou a baixar o que me levou a concluir que a chuva tão intensa estava a amainar e a esperança de que tudo voltaria ao normal era realidade a pouco e pouco.

Assim aconteceu mas, algo me surpreendeu que me deixou espantado!..

Meu Gato Preto tinha desaparecido..

Não é possível exclamei eu, onde estará o meu Gato Preto, foi então que eu desatei a correr tudo quanto era lugar para saber onde estaria o meu gato.

No entanto, a água baixava mais rápido podendo eu sair à rua para procurar meu gato.

Assim o fiz pela localidade toda perguntando Aqui - Ali - Acolá a toda a gente e nada, ninguém o tinha visto em nenhum local.

Uma grande tristeza se apoderou de mim porque como sempre e desde pequenino comecei a gostar de animais, este gato para mim era como uma relíquia muito grande que eu tinha em minha casa, meigo, dócil, brincalhão, muito dado a quem o acarinhava ele para mim era defacto
um grande amigo que eu ali tinha vivendo comigo.

Passados 3 dias de buscas intensas por todos lugares eu desisti, pois a esperança de o encontrar se apoderou de mim na ideia de que ele tivesse sido levado pela água que estava à minha porta.

Em casa ao olhar para o local onde ele dormia a tristeza vinha apoderar-se de mim, pois este meu gato era como um bem precioso eu tinha em meu poder.

Na noite do terceiro para o quarto dia estando eu quase a dormir ouvi um miar muito fraco na parte de cima da casa e, eu logo com um salto repentino da cama saí à rua chamando pelo seu nome em voz alta que até os meus vizinhos vieram à janela saber do que se tratava, eu ao responder que tinha ouvido um miar de um gato logo eles me disseram que também tinham ouvido isso pelo que, por certo ele estaria por ali.

Mas ali onde perguntei eu, ele não responde ao meu chamar, como é possível tal coisa!..

Foi então que os vizinhos juntamente comigo começaram a chamar por ele de uma forma tal que naquela rua o assunto era onde está o Gato Preto.

Depois de tanto alarido e tanto chamar por ele tornou-se a ouvir um miar mais forte vindo do telhado da casa.

Está lá em cima gritava a vizinhança, ele está no telhado da casa.

Meus Deus gritei eu será ele que está ali!..

Logo veio um vizinho com uma escada alta onde se encostou à casa até ao telhado e eu subindo por ela acima até as telhas qual foi meu espanto ele estava ali todo encolhido e tiritando de frio nas calhas das telhas com os olhos semi-abertos a olhar para mim.

Mas como é que tu subiste aqui para cima meu bom amigo!.

Peguei nele com muita cautela e agradecendo a toda a vizinhança levei-o para dentro de casa onde o fui colocar junto do lume e logo dar-lhe de comida.

Ele começou a comer pouco a pouco e a recuperar do estado em que se encontrava tão fraco e tão esfomeado que estava, quase 4 dias sem comer e à chuva e frio em cima do telhado ele resistiu pelo que a seguir, os dias foram passando e ele recuperou daquilo que por ele passou.

Mas porque foi ele para cima do telhado e durante aquele tempo todo não deu sinal de si, perguntei eu aos vizinhos!..

A resposta foi unânime:

Foi da água vizinho à sua porta, eles os gatos tem medo da água..

Mas será mesmo isso que estão dizendo, eles tem medo da água?..

É verdade vizinho, responderam de novo eles!..

Humm!.. Fiquei assim na dúvida mas, acreditando naquilo que me disseram eu pelo sim, pelo não fui sempre perguntando a outras pessoas se isso seria verdade, pois isso não me saía da cabeça.

Mais tarde indo eu a casa de uma pessoa amiga que também tinha um gato deparei com ela a dar banho a ele e foi com espanto meu que lhe contei toda a história do meu gato e lhe perguntei se defacto os gatos tem medo da água.

Essa pessoa me respondeu que se os gatos forem acostumados de pequenos a tomar banho eles não tem medo da água e até gostam depois de se acostumarem a isso, mas se um gato não for acostumado a isso de pequeno, a probabilidade de isso acontecer e real.

Ora aí está a causa do seu gato fugir para cima do telhado com medo da água que estava à sua porta quase a entrar-lhe em casa.

Bem, como eu defacto nunca tinha dado banho ao meu gato, (pois segundo alguém me disse que eles se lavam a eles próprios quando se lambem) acho que aí esteja a razão de ele ter medo da água tal como me disseram.

=== o ===

Esta história é real, pois tal como aqui a descrevo, foi o que se passou e, por isso mesmo também, eu decidi pôr um gato aqui no meu blog como símbolo de uma grande recordação desse Gato Preto que eu tive onde dele, jamais me esquecerei.

Quando a afeição por um animal é grande, o esquecimento da sua vivência nunca existirá.

E, a quem ler este post eu clamo:

Tratemos bem os animais, eles fazem parte de nós, merecem amor, carinho e respeito.

7 comentários:

O Cidadão abt disse...

Aqui-Ali-Acolá!

E cá o Cidadão abt a supor que esse gato preto com o laçarote vermelho no cucoruto lhe aquecia os pés todas as noites...
E que seria o mesmo fulaninho que durante estes meses de Janeiro e Fevereiro não larga cá o telhado de caselas numa chinfrineira tal que põe a gata Cristie de cauda à roda, às cabeçadas nas paredes e os pericardos numa chilreadeira que nem lhe digo, nem lho conto!

Assim cá este praça fica sem saber a que dono pedir meças!

Diz o ciber que o seu gato era muito meigo, dócil, brincalhão, muito dado a quem o acarinhava...

Então?!

E como era o comportamento do seu tareco para quem lhe pisasse o rabo?!

Se o seu gato preto não tivesse pavor à água, em altura de cheias não seria mais um peixe-gato afogado?

Costuma dizer-se que o medo guarda a vinha e como o bichano não tinha galochas, pôs-se ao fresco!

Tanto uma boa pessoa gosta dos animais como os animais só das boas pessoas se afeiçoam...

E mais acrescentaria...

Quanto melhor cá o Cidadão conhece determinadas pessoas, mais valor dá aos animais!

Em suma, o seu gato já era?!

Sandra Mitsue disse...

Olá...
Adorei seu post...Eu tenho uma gatinha...inclusive ela tem um blog..rs...Venha conhecer o Meu Cantinho no Japão...Ficarei muito feliz com sua visita...
Beijos!
San...

Isa GT disse...

Essa das consequências de dar ou não, banho aos gatos não sabia, mas também nunca tive gatos como animais de estimação, tive cães e esses tomavam banho.
Adoro animais mas isto de viver num andar não faz os animais felizes, vou-me contentando com os meus piriquitos, já tive dois que gostavam de vir comigo para o computador e se portavam muito bem... e vou dando um petisquinho aos pombos que vêm ao parapeito da minha janela... e os espertalhões, aprendem depressa, até sabem quando estou em casa e põem-se a olhar pela vidraça com uns olhos de pedincha a que não consigo resistir...

Bjos

Fênix27 disse...

Olá,
Vim cá através do Google,mas que história,imagino seu desespero,agonia por não encontrar o bichano.Embora tenha atéo um pouco de humor,no qual até ri.Mas eu faria o mesmo se meu papagaio Yuri e meu Rottweiler Thor sumisse diante dos meus olhos.Bem ainda bem que tiveste ajuda e encontrou teu amiguinho.
Não suporto maus tratos aos animais,eu os adoro.
Bem já estou te seguindo adorei mesmo de vir aqui.
Felicidades tenhas um lindo carnaval.
http://wwwavivarcel.blogspot.com/

VELOSO disse...

Uma linda Historia de amor! Parabens pela bela Crõnica e pelo seu gato que já subiu lá para cima ao Céu dos animais!

Fênix27 disse...

OI,
Vim agradecer sua visita no meu cantinho e por segui-lo também.Para mim é uma alegria ver seu avavtar no mosaico das flores do Avivar_Cel.Aproveito para oferecer o meu lin-ke e também o selo da campanha Seja um Coração Amigo,esta no menu direito do blog.
O link deste blog esta em links favoritos na coluna direita da sidebar.
Tenha uma linda semana com muita paz.
Bjos.

Graça Pereira disse...

Uma história muito bonita e comovente.
Os animais quando são bem tratados, são uns amigos muito dedicados. Tenho dois cães e um gato, este veio para aqui tirado de uma lixeira. Foi alimentado a biberão e a cadela, que não tinha filhos ,adoptou-o logo. Hoje, dormem os dois juntos e então agora com as noites frias, ainda mais se juntam!! Quem não gosta dos animais, não tem bom coração.
Beijo amigo.
Graça