3 de maio de 2009

Lindas Flores - A velha Anedota, ou Aqui já começa o Encanto da Sereia


Lindas Flores - A velha Anedota, ou Aqui já começa o Encanto da Sereia!..

Uma Anedota Engraçada:

Um dia, três homens combinaram assaltar uma vinha sendo eles; um que era moco, outro que era coxo e outro que era cego.
Estavam eles a colher os bons cachos de uvas que existiam naquela vinha para dentro de um cesto que tinham levado quando ás tantas diz assim o moco para os colegas:
Amigos, já ouço uns passos de alguém que vem aí!..
A seguir diz o cego:
Amigos, já vejo quem é, é o dono da vinha que vem aí com uma espingarda!..
Depois a seguir diz o coxo:
Amigos fujam vocês que eu levo o cesto!..

Moral da história:

Com passas e bolos se enganam os tolos, será que esta imagem tem alguma coisa a ver com uma vinha?.. Pense um pouco e se souber responda com sua opinião!..

(Clique na imagem para ampliar)

1 comentário:

r disse...

Mais um post a que não resisto ao comentário e, aparentemente, pelo menos, continuamos em desacordo.
Os ditos populares, ainda que encerrem uma sabedoria de «experiência feita»/da «praxis», carecem de passar o crivo. O dito que nos oferece, não escapa a tal. Arroz com passas, por exemplo, é magnifique e não servirá para enganar tolos; os bolos... bem os bolos, depende...
Pergunta se a imagem tem alguma coisa a ver com uma vinha. Respondo-lhe: a imagem, em sentido metafórico, pode ter a ver com uma vinha. Como sabe, as pessoas, em geral, alienam-se em sonhozinhos, em lirismos de bolso, em romances de novela, em imaginários cinéfalos americanizados (lamentável que esqueçam outro cinema...), em simbolismos bacocos de frases feitas, com tesura (e tesão também) algumas, mas empobrecida pelos cânones (sociais e culturais...) da época em que vivemos. Isto, para lhe responder: lá dentro [cf. com a imagem] não há flores; se as há, são escassas. Lá dentro, empacotam-se cabeças com informação que depois são -dizem - objectivamente validadas por pessoas credenciadas para o efeito. Lá dentro não há vida. A cultura, a vida, enfim... está fora, tal qual o canteiro florido que fronteira quem vai e quem volta. Mais se podia dizer, para responder à sua pergunta... fica para outra oportunidade. Cultivar uma vinha é algo de «complexo»... não é para todos... como aquela expressão: a arte não é para todos.