1 de abril de 2009

Jorge Coelho: TGV «já devia ter avançado há 20 anos»!..


CEO da Mota-Engil diz que encargos para gerações futuras serão ainda maiores se nada for feito

O presidente executivo da Mota-Engil disse esta terça-feira que a rede de alta velocidade (TGV) é prioritária ao país e que já devia ter avançado antes.

«A Alta Velocidade já devia ter avançado há 20 anos ou mais», disse Jorge Coelho em entrevista ao programa «A Verdade dos Números» na TVI 24.

Defensor da ideia de que as grandes obras devem assentar em projectos com estudos sobre a sua sustentabilidade, Jorge Coelho disse ainda que os encargos serão ainda maiores se nada for feito.

«Haverá um encargo grande para as gerações futuras se Portugal continuar a discutir estudos», disse no mesmo programa, sublinhando que o TGV contribuirá para combater o isolamento do país.

O líder da Mota-Engil disse ainda que há exemplos, como o da Linha do Norte, em que se terá gasto mais de mil milhões de euros desde a década de 90 e que ainda hoje funciona «com bloqueios».

Sobre os concursos que envolvem o TGV, o ex-político enalteceu a forma como o projecto tem sido conduzido pelo Executivo em matéria de prazos.

Aeroporto pode ser muito rentável

Sobre o Novo Aeroporto de Lisboa, Jorge Coelho diz que a Mota-Engil «tem tudo montado» para responder aos desafios da obra que, por essência, «pode ser muito rentável».

«Compete ao Governo definir as condições», acrescentou, lembrando que a empresa «tem o trabalho de casa feito» para poder avançar em

IOL - Portugal Diário

Sem comentários: