4 de abril de 2009

Coreia do Norte ameaça atacar aviões espiões dos EUA!..

Coreia do Norte ameaça atacar aviões espiões dos EUA..

A Coreia do Norte ameaçou hoje derrubar qualquer avião espião americano que violar seu espaço aéreo para espiar o lançamento de um satélite de telecomunicações previsto para entre os dias 4 e 8 deste mês.

Um comunicado do regime norte-coreano, hoje divulgado pela rádio oficial do país, não poupa palavras: "se os mafiosos imperialistas ousarem enviar aviões espiões para o nosso espaço aéreo, e caso interfiram nos nossos preparativos para o lançamento de um satélite com fins pacíficos, as nossas forças revolucionárias irão derrubá-los sem piedade".

Segundo a agência Yonhap, esta é uma ameaça pouco comum contra as actividades aéreas de reconhecimento dos aviões espiões americanos e sul-coreanos que sobrevoam de forma rotineira a Coreia do Norte.

Pyongyang afirmou ontem que aviões espiões americanos intensificaram os voos na região nordeste do pais, onde o regime prepara o lançamento de um satélite. Segundo o regime comunista, pelo menos 190 missões de espionagem aérea foram realizadas sobre este território.

A Coreia do Norte nega intenções militares com o lançamento e diz que seu objectivo é colocar um satélite de comunicações em órbita, como parte de um programa espacial pacífico e legal. Os países acusam Pyongyang de violar a resolução 1.718 do Conselho de Segurança da ONU, aprovada em outubro de 2006 e que recomenda à Coreia do Norte a suspender as actividades relacionadas a seu programa de mísseis balísticos.

Msn - Notícias

Sem comentários: