15 de fevereiro de 2009

Constância - Festa de N.ª Senhora da Boa-Viagem


XXII Grande prémio da Páscoa e XXIV Descida dos 3 Castelos - 11, 12 e 13 de Abril

A Câmara Municipal, a Paróquia, os moradores, as escolas, o comércio e as diferentes instituições
do concelho de Constância, estão já a preparar a Festa de Nossa Senhora da Boa-Viagem/Festas do Concelho "2009" um acontecimento que decorrerá nos próximos dias 11,12 e 13 de Abril.
O XXII Grande Prémio da Páscoa em Atletismo, a XXIV Descida dos 3 Castelos, entre outras actividades desportivas, a Mostra de Artesanato, exposições, música, ruas floridas, tasquinhas, gastronomia, doçaria e muita animação, são as diversas vertentes que constituem a iniciativa.
Ponto alto do evento serão as cerimónias religiosas que têm lugar no dia do Concelho, Segunda -Feira de Páscoa, das quais se destacam a Missa Solene, a Procissão em honra de Nossa senhora da Boa-Viagem e as Bênçãos dos Barcos nos rios Tejo e Zêzere e das viaturas na Praça Alexandre Herculano.
À semelhança dos anos anteriores, a iniciativa integrará também um programa de actividades descentralizadas, a realizar nas freguesias de Montalvo e Santa Margarida da Coutada.

Fonte: JA.

5 comentários:

O Cidadão abt disse...

Descida dos "Três Castelos" um ex-libris Nacional. Numa dessas provas, cá o Cidadão fez questão de acompanhar as etapas por via terrestre, e bastante se divertiu com as peripécias a que assistiu, principalmente no troço entre o Castelo do Bode e Constância! O pessoal canoísta mais parecia "os malucos das canoas voadoras", (malucos no bom sentido, claro), era ver alguns pendurados nos galhos dos salgueiros e outras árvores ribeirinhas, ao serem impelidos pela corrente direitos ás margens, nas curvas do rio Zezere... o pessoal pendurado nas galhas e os Kayaks... andôr! Foi um fartote de bôas disposições com os zebros dos bombeiros resgatando as embarcações rio abaixo!
Belo convívio e ninguém se aleijou!

O Cidadão abt disse...

Ah! Parece que vão lá actuar os "Quinta do Bill" e isso é importante!!!

Aqui - Ali - Acolá disse...

O que o amigo me conta!..
Isso é o que se chama amor à boa saúde física, pois acompanhar tudo isso é defacto além de espectacular como também de saudável e bom gosto.
Tudo isso eu conheço amigo, pois em outros tempos atrás bati e rebati todo esse lindo rio desde a Barragem até ele entrar no rio Tejo em Constância.

A água fresca e cristalina desse Rio Zêzere é uma maravilha, pois dela eu bebia directamente com as mãos e até quando nele tomava banho no Verão, bons tempos que ali passei e que de vez em quando lá vou em geito de turista de província vendo algo de novo que por lá existe.

Esta Festa que anualmente lá é feita é defacto uma grande festa, pois aquela Vila deu um grande salto para a prosperidade por quem a comanda e, quem quer que seja que diga o contrário só o faz por uma questão política, para o (deita abaixo),
mas a obra feita está bem à vista de toda a gente.

Ainda não conheço o programa completo deste ano, mas se os Quinta do Bill lá vão será muito bom e por certo que será uma boa enchente de gente para assistir ao espectáculo.

Espero poder disfrutar disso se o tempo nessa altura não estragar a festa, pois tem anos que nesta altura o tempo faz das suas, já ouve um ano que apanhei lá uma molha de tal ordem que parecia quase um pinto tido encharcado mas, quem corre por gosto não cansa, e assim diz o velho ditado.

Bom início de semana, e não deixe estragar por completo o rasto das botas OK?

Abraço..

Unknown disse...

Ai que saudades...

Aqui - Ali - Acolá disse...

As saudades por vezes matam, segundo reza a história..

Aqui neste caso, existe sempre um tempo em que aquilo que gostamos e amamos nunca é esquecido, mas se o nosso íntimo for forte e nos levar até ao tempo em que tudo isto era visível aos nossos olhos, dizemos (presente) aqui estou de novo perante aquilo que tanto gosto e nunca esqueci..

Uma terra, um povo e uma tradição tão saudável como esta, é uma coisa que nunca nos podemos esquecer até morrer!..