![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiagANIfOk-_FPqA4AQUboLxQhQUJNENW26Bh09_JXGhLRP7ZP8uv9jlczZinRStsxnzbAhi-7hDCz_GxNfom3kE9kScRsownHZatq028yDtQhLTIeN5WmgjNyooOGcfBlEp9L_k9MJRBtn/s320/3465307189_c38772e050.jpg)
Dos perigos da navegação nasceu o apego dos marítimos à Mãe de Deus e a confiança na sua protectora intervenção. A Festa e a Bênção dos Barcos, em Segunda-feira de Páscoa, são os momentos culminantes de uma devoção pelo menos bicentenária.
Até aos meados do século XX, apesar de algumas vicissitudes da vida e do mundo, a Festa manteve a sua grandiosidade de sempre, reflectindo a prosperidade económica da vila que vinha da relação com os rios, de onde tirava o seu sustento e o sentido da sua existência.
Passado o tempo dos marítimos e do transporte fluvial, a Festa entrou em declínio, como as actividades que a geraram e mantiveram, e só não desapareceu porque a Paróquia decidiu assumir a sua organização, substituindo os festeiros que já não havia, e porque eram muito fundas as raízes que a devoção tinha criado na cultura local.
Sendo cada vez mais necessárias as graças do Céu para os caminhos da terra do que para as viagens nos rios, a Festa rendeu-se ao rei automóvel, institucionalizando, a partir dos anos sessenta, a Bênção das Viaturas que todos os anos se faz na Praça Alexandre Herculano.
Nos últimos 20 anos, a Festa vive uma nova fase da sua história, iniciada quando a Câmara Municipal decidiu intervir nela com o objectivo de a revitalizar e revalorizar, associando-lhe um vasto conjunto de actividades culturais, recreativas e de lazer que constituem as Festas do Concelho de Constância.
Por CMC
No encontro do Zêzere com o Tejo nasceu a antiga Punhete, terra cuja História está intimamente ligada aos rios e às actividades que eles proporcionavam: o transporte fluvial, a construção e a reparação naval, a travessia e a pesca.
D. Sebastião elevou-a a vila e criou o Concelho, em 1571, reconhecendo o desenvolvimento que já então alcançara. D. Maria II, em 1836, mudou-lhe o nome para Constância, em atenção à constância que os seus habitantes demonstraram no apoio à causa liberal.
Terra de sedução e de poesia, diz a tradição que acolheu Luís de Camões por algum tempo, e a memória do Épico faz parte da alma da vila.
A chegada do caminho-de-ferro, no século XIX, e do transporte rodoviário, em meados do século XX, a par da construção das barragens, provocaram a decadência das actividades tradicionais e a vila teve de mudar de vida, virando-se para o aproveitamento turístico das suas belezas, do encanto das suas paisagens e da tranquilidade dos seus rios.
Dos tempos antigos guarda a memória dos marítimos e da sua faina, através da Festa de Nossa Senhora da Boa Viagem, um dos maiores acontecimentos do seu género em Portugal.
António Matias Coelho
![](file:///C:/DOCUME%7E1/LEO%7E1/DEFINI%7E1/Temp/moz-screenshot.jpg)
19 comentários:
Olá! Volto a estar aqui...
A devoção a Nossa Senhora é uma constante em Portugal.
Em Sines, também é celebrada anualmente, em 15 de Agosto, a Festa de Nossa Senhora das Salvas, padroeira dos pescadores de Sines, com procissão mo mar.
Constância é uma povoação tão tão formosa como lendária.
Consta-se que a raínha Constança andava a passear e passou por Punhete. Os habitantes que não andavam contentes com o topónimo, aproveitaram a presença da raínha e mudaram o nome da povoação para Constância, homenagem que a raínha aceitou...
Boa Páscoa.
kanimambo-carlos.blogspot.com
Gosto destas festas populares, em que a tradição ainda é pura pela fé com que a mesma é vivida... Porcissões, festas religiosas, arraais populares com aquele gostinho bem português, faz parte da nossa maneira de ser... Digam o que disserem. É para serem guardadas, vividas e...passadas.
Beijo e boa semana
Graça
Bonita postagem, gostei das fotos e da história.
beijos
Interessante esta história, não conhecia.
Pra dizer-te a verdade, não gosto muito destes dias santos,são muito triste, uns podem comemorar outros não, eu sei desigualdade sempre existiu e continua, mas nestes dias deveriamos ser iguais. Enfim...
Sou grata pelas palvras e carinho sempre.
Bom feriado, boa Páscoa pra ti meu querido amigo.
Un carinõso beso
Olá amigo!!
Tem um selinho pra voce aki no
M@ria M@ria...Com carinho.
Beijos M@ria
Querido amigo,
Todas as suas palavras viram poesia, limpam o coração e entram num carinho sempre fluorescente. Suas palavras afastam qualquer energia ruim e estabele o bom como proteção.
Adoramos esse querido amigo, que mora tão longe, mas consegue ser tão próximos de nós.
Que sua noite seja abençoada.
Rebeca
-
Essas comemorações marcam a nossa vida!
Aqui no Brasil também temos muitas festas assim, herdamos de vocês muitos costumes.
Um abraço carinhoso
"Todos os dias Deus nos dá um momento em que
é possível mudar tudo que nos deixa infelizes
O instante mágico é o momento que um SIM ou
um Não pode mudar toda a nossa existência."
Paulo Coelho
Feliz e abençoado FDS....Beijos no coração!
Olá Amigo, uma santa e feliz Páscoa.Beijocas.
Esse final de semana vai ser mais prolongado e, dessa forma, além de passar por aqui desejando uma maravilhosa páscoa, quero deixar um cartão da voxcard como carinho:
http://voxcards.ig.com.br/cards/cartao.aspx?c=98590
Rebeca
-
Aqui-Ali-Acolá...
Café longo.
café com banheira...
café á moda da minha avó Joana.
café bem longo e bem saboroso.
um beijo
"Que o coração seja terra fértil pra o amor...
distribuído,
compartilhado,
regado,
sentido!"
(Juleni Andrade)
Feliz Páscoa....Amor & Paz!!
Bom dia
Passei por aqui e gostei do teu espaço. Temas com interesse e tratados com mão de mestre.
Para não me perder vou seguir-te e voltarei para mergulhar nesses rios de tradições populares.
Amigo meu...
Passando pra desejar-te um ótimo domingo de Páscoa junto dos teus, em harmonia e paz .
Un beso meu querido
Um Feliz Domingo de Páscoa.
Amor & Paz para todos.
Terminando os festejos preisa nos contar como foram.
Boa semana
beijos
Hoje, vi na televisão uma reportagem sobre esta festa e gostei muito.
Obrigadapela tua presença no dia dos meus anos. É bom sentirmos o carinho dos amigos.
beijo
Graça
Boas, Aqui-Ali-Acolá!
Quanto aos Mercado Negro, foi pena não poder ter assistido ao concerto!
Estava um frio do catano e o corpo moído só pedia vale de lençóis!
Os Orquestrada estiveram muito bem em palco com a imagem de simplicidade e austeridade que os caracteriza.
Música do mundo em formato nacional com uma cachopa que se ajeita!
Quanto ao Grupo Novo Rock... foi morninho.
Apenas o Rui Reininho e os dois guitarristas da velha guarda estiveram á altura, puxando pelo público e pelos restantes elementos do grupo que aparentavam alguma fadiga ,denunciando esforço nas suas funções.
O público um tanto ou quanto estático poderia corresponder mais ás investidas da "velha guarda". Para fim de festa queria-se algo mais apoteótico!
Os músicos querem feed-back!
Por exemplo no ano passado, os Quinta do Bill foram melhor opção, explosivos e alcançando os objectivos pretendidos!
Olá trata-se a 2ª vez que encontrei o teu espaço online e reflecti tanto!Bom Trabalho!
Até à próxima
Enviar um comentário